jardim 13_02_2014

Como foi a vossa última semana? Desde domingo à noite que o tempo não tem ajudado o trabalho no jardim muito pelo contrário.

Em resumo, o algeroz das traseiras caíu e ia arrancando uma soculenta do chão porque se espetou mesmo ao lado. Foi uma sorte já ter podado a brincos-de-princesa. Como só tem os ramos mais grossos e resistentes, não partiu. Já a estufa… Até tenho pena de não ter filmado!

Com o vento que se levantou a minha pequena estufa, carregada com alguns vasos com plantas e ainda um enorme prato pesado para a forçar a manter quieta… levantou do chão, espalhou os vasos todos – terra incluída – e foi encostar-se ao canto do terraço aos pulos com o vento!

Só a rúcula é que se conseguiu salvar. Paciência! Mais para a frente passo pelo horto e gasto alguns cêntimos em plantas para a horta.

Mas nem tudo são más notícias! Na semana anterior recolhi o resultado do teste da plantação de batatas em estufa. Pensava que iria ser um tremendo falhanço mas não.

Aqui está o resultado da batata que pegou!

battas_130214Só plantei duas batatas. Era um vaso relativamente pequeno mas a técnica que usei é a mesma que é usada em terreno aberto: coloca-se mais terra por cima à medida que a planta cresce. A água usada teve de ser um pouco mais do que o normal para uma batateira porque esteve em estufa fechada ao sol logo a terra secava mais rapidamente.

Como se tornaram rapidamente plantas de grandes dimensões acabei por danificar uma delas ao retirar o vaso para regar. A outra safou-se muito bem e tinha qualquer coisa para nos dar nos normais 3 meses depois da plantação. Tinha algumas, bastantes até, batatas minúsculas. Talvez se tivesse dado o Inverno inteiro a colheita tivesse sido maior. Só testando no próximo ano.

É verdade que a colheita não é grande mas para mim serve muito bem! Tanto em quantidade já que não como muitas batatas, como pelo prazer em si de cultivar e poder consumir o fruto do nosso trabalho! De qualquer das formas não planto batata em terreno já que não tenho espaço pelo que já estou habituada à plantação em vaso!

Acho que hoje vou deixar isto como entrada do dia.. amanhã é dia de São Valentim por isso não vou referir tristezas. Deixo para depois uma confissão sobre o estado de trabalhos no jardim… Se é que se considera jardim quando ainda está neste estado!

Fiquem bem! E Bom São Valentim! Lembrem-se daqueles de quem gostam todos os dias mimem-nos mais um bocadinho amanhã! 🙂

Leave a comment